terça-feira, 23 de março de 2010

Desfile


Eu estava vendo fotos da Vogue da propaganda do msn news [nem sei se é realmente assim que se chama ahaha] e percebi que o estilo de fotografia qu mais me atrai é o "americano", ja que essa revista possui edições "regionais". E depois eu vi uma foto que em miniatura me pareceu preto e branco. Lembrei de Channel e das fotos preto e branco daquela época... e pensei que não surgem "revoluções" artisticas como ela porque as pessoas buscam inspiraçao nos mesmos lugares que ela! Pelas cores preto e branco pensei em fotografias sépia [nao sei se se diz a sepia, tanto faz].. E pensei nos tons "amarelados" desse estilo e já vinha fazendo referencia ao sertao e achei que as coisas casavam perfeitamente beeeeeeem!
O Sertao é uma fonte tao rica de inspiraçao. Nao pela forma como ele se apresenta, mas por tudo. É como se ele fosse uma Metáfora do mundo. Um deserto povoado! Eu acredito que vivendo em privações, e lembro agora dos campos de concentraçao nazista que a midia judia-americana adora lembrar, a gente se descobre, e descobre assim o que realmente precisa, como animais, e tambem estimula nossa imaginação. A eletricidade foi um retrocesso cultural! ahahaha
Nao e tao absurdo quanto parece, se voce refletir..
E pensando no sertao a primeira imagem que me vem a mente nao e do solo seco! Nao! É do ceu! O ceu que por tras das nuvens e o mesmo em todo o mundo e vejam que beleza. No sertao este ceu esta desnudado! Desde pequena penso que o maior pintor de todos é o vento, talvez a palavra seja "espulpindo" as nuvens. Mas as nuvens blindam o céu. No Sertao voce nao pensa na verdade apenas em Amarelo-Sol, mas em Azul-intenso-vivo-Céu! E pensemos no 天上有什么 das aulas de chines... Nuves, passaros [que eu nem tinha pensado ate agora, no caso corvos] e estrelassss!
Para mim, viver em cidades mesmo e cercada, aprisionada pela eletricidade, nao digo nem tecnologia porque a eletricidade é a base de tudo! Lembro de que qnd falta energia aqui a gente reflete um pouco a vida e percebe que vivemos correndo, adiando ate mesmo nossas necessidades verdadeiras e fisiologicas, como a defecação! E quando faltava energia ainda na epoca em que eu morava no interior, lembro que uma certa vez peguei um monte de folhas de papel e tentei desenhar as estrelas e suas posiçoes.. No sertao, assim como no deserto, o ceu deve ser carregado de estrelas. E vejam a metafora, elas estao SEMPRE lá, em todos os lugares do mundo existem milhoes de estrelas. Podemos ve-las? Nããão. Por que??... é como se elas se sentissem menosprezadas por que incadeamos a vista com as luzes eletricas e nos negamos a ve-las, entao elas se escondem.
Toda a cultura sertaneja, e a isso me refiro a cultura natural, de fora pra dentro - e eu sei que esse ao e o verdadeiro significado de cultura, mas o e para mim. Cultura para mim e qualquer coisa que sensibilize os sentidos e os sentimentos humanos, sejam eles produzidos pela Natureza ou por "semelhates".

Nenhum comentário: